Postado em & arquivado em Docência na Educação Integral.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, firmaram uma parceria que está formando 600 educadores que atuam em escolas que ofertam ações da Educação Integral nas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, Montes Claros e Leopoldina.

O objetivo é proporcionar aos educadores um espaço para reflexão sobre a concepção da Política de Educação Integral e o mapeamento dos territórios educativos, ação fundamental na implementação dessa política. O curso tem a modalidade semipresencial, consta de oito módulos, tendo como trabalho final a cartografia. Além disso, estão previstos três encontros presenciais. Para além dos encontros presencias, os educadores participam de fóruns virtuais, dando oportunidade para a troca de experiências.

Capacitação conta com a participação de 600 educadores. Foto: Divulgação SRE de Leopoldina

 

“O encontro presencial tem por objetivo retomar o que foi discutido nos módulos, além de promover a integração entre os cursistas. É um momento de trocar experiências, de conhecer um ao outro e de intensificar a troca entre professores e escolas”, ressalta o coordenador do curso e membro do TEIA, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira.

A articuladora desse curso na SEE/MG, Dayse Canesso, destaca a importância dessa iniciativa para a formação continuada dos educadores que atuam na Educação Integral. “No nosso Estado, nesta atual gestão, a formação é um pilar importante, pois diz respeito à construção de conhecimentos e alinhamento de concepções”.

Nos últimos dias, 05 e 12 de março, foram realizados os primeiros encontros presenciais dos professores das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, Montes Claros e Leopoldina.

No encontro que aconteceu na Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, o diretor Educacional da SRE, Sidilúcio Ribeiro Senra, afirmou que “o curso ofertado irá ampliar o conhecimento dos professores, proporcionando, assim, o melhor atendimento aos estudantes da nossa região”.

Curso contempla educadores das SREs Metropolitanas A,B e C, Leopoldina e Montes Claros. Foto Thiago Almeida

Ações da Educação Integral

Na Secretaria de Estado de Educação, a Educação Integral oferece atividades que vão além dos conteúdos tradicionais, com o objetivo de ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas dos estudantes. Durante a realização das ações, além do estudante ter o acompanhamento pedagógico e orientação de estudos, ele também participa de atividades que contribuem para sua formação integral.

TEIA

O TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania – criado em 2008, na Faculdade de Educação da UFMG, busca ser um núcleo de articulação entre várias ações de pesquisa, ensino e extensão no campo da educação integral e cidadania. Configura-se como um espaço de reflexão e intervenção voltado para a garantia da educação como um direito individual e coletivo, necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

 

Disponível em https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/7816-docencia-em-educacao-integral-uma-parceria-entre-a-secretaria-de-estado-de-educacao-de-minas-gerais-com-a-ufmg-teia

Publicado em 18.03.2016