Postado em & arquivado em Notícias.

O OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola) e o TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania), grupos de pesquisa da Faculdade de Educação/UFMG, comunicam que realizarão a seleção de 3 (três) bolsistas de iniciação científica para os seguintes projetos:

Nome do projeto Coordenadora Nº bolsas
“Dever de casa, currículo e relação com as famílias em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada no ensino fundamental” Profa. Dra. Tânia F. Resende

02 (OSFE e TEIA)

“Projetos de continuidade dos estudos e a relação escola-família: o caso de alunos do ensino médio de escola pública estadual” Profa. Dra. Maria José Braga

01 (OSFE)

Para isso, divulgam os dados e abrem inscrições conforme se segue:

ATIVIDADES DO(A) BOLSISTA:

Cada bolsista desenvolverá 20 horas semanais de atividades na Faculdade de Educação da UFMG, destacando-se as seguintes:

  • estudo de bibliografia pertinente às atividades do grupo e ao projeto de pesquisa;
  • participação nas diferentes etapas do projeto de pesquisa para o qual for selecionado(a), desenvolvendo tarefas compatíveis com a iniciação científica – sabendo que os dois projetos envolvem pesquisa empírica (aplicação de questionários, entrevistas, etc.);
  • participação nas demais atividades do grupo, especialmente eventos, reuniões e atividades de pesquisa e extensão (outros projetos), contribuindo para sua organização, gerenciamento e/ou desenvolvimento.

VALOR DA BOLSA e PERÍODO PREVISTO: R$ 400,00 (quatrocentos reais) – dois anos

REQUISITOS: estar regularmente matriculado(a) em um curso de graduação da UFMG; ter disponibilidade para 20 horas semanais de efetivo trabalho; ter bom desempenho acadêmico; não ter vínculo empregatício ou outra bolsa da UFMG.

ETAPAS DA SELEÇÃO:

1ª) Inscrição e pré-seleção

Enviar, para o e-mail osfe@fae.ufmg.br, com cópia para taniasoced@yahoo.com.br e mj.braga@terra.com.br, até o dia 24 de junho de 2013:

1. curriculum vitae

2. uma carta de apresentação justificando seu interesse em relação aos projetos (se for o caso, explicitar preferência por um deles) e apontando contribuições que espera oferecer – inclusive, se for o caso, experiências e conhecimentos prévios. No cabeçalho da carta devem constar os seguintes dados: nome, curso, período cursado no semestre 01/13, turno freqüentado, horários disponíveis para atividades de iniciação científica a partir do segundo semestre de 2013, e-mail, telefones de contato.

Os alunos selecionados nesta etapa serão contatados por e-mail ou por telefone para agendar a segunda etapa. Os alunos não selecionados receberão retorno por e-mail.

2ª) Avaliação escrita e entrevista:

A serem realizadas entre os dias 27 e 28/06/13, no período da tarde, em horário e local a serem agendados por telefone com os alunos selecionados na primeira etapa.