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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA)

O Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais – CAED/UFMG – e o Grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania – TEIA/FAE/UFMG – fazem saber que, no período de 27 de dezembro de 2012 a 22 de janeiro de 2013, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de 04 (quatro) Tutores a Distância, que realizarão o acompanhamento das disciplinas oferecidas no Curso de Atualização Educação Integral e Integrada, na modalidade a distância, nos Polos de Confins e João Monlevade, que integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Grupo TEIA, com o apoio da Secretaria Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente documento rege o processo de seleção de tutores à distância do Curso de Atualização Educação Integral e Integrada no âmbito do Sistema CAPES/UAB/UFMG ofertado pelo Grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania da Faculdade de Educação da UFMG (TEIA/FAE).

1.2. O Processo de Seleção será regido pelas regras estabelecidas neste documento e executado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG – CAED/UFMG.

1.3. A atuação do tutor não gerará quaisquer vínculos empregatícios com a UFMG, sendo sua atribuição e remuneração definidas de acordo com o sistema de bolsas FNDE, conforme resoluções FNDE nº 26 de 5 de junho de 2009 e nº 8 de 30 de abril de 2010.

1.4. De acordo com a portaria conjunta CAPES/CNPq de 12 de dezembro de 2007, aos bolsistas da CAPES e do CNPq, matriculados em programas de pós-graduação do país, selecionados para atuar nas instituições públicas de ensino superior como tutores do sistema UAB, terão as respectivas bolsas de estudo preservadas pelas duas agências, pelo prazo da sua duração regular. Ressalta-se, porém, que o candidato não poderá acumular mais de uma bolsa de tutoria de acordo com a Lei Federal nº 11.273, de 06 de fevereiro de 2006.

1.5 O candidato deverá possuir o seguinte vínculo profissional ou acadêmico: estar vinculado ao setor público (servidor público de qualquer esfera administrativa) ou ser aluno de programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) reconhecido pela CAPES (conforme ofícios circulares 20/2011 e 21/2011 da DED/CAPES).

1.6. O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado do processo de seleção.

1.7. Os candidatos classificados em posições excedentes poderão ser chamados caso haja desistência ou caso seja constatada a inaptidão de um ou mais dos candidatos selecionados.

2. DA CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO

Os Tutores a distância selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, incluindo atividades nos finais de semana, sob a responsabilidade da Coordenação do Polo e da Coordenação do Curso ao qual estarão vinculados.

2.2. O Tutor a distância receberá bolsa mensal no valor de R$765,00 (SETECENTOS E SESSENTA E CINCO REAIS) de acordo com a Resolução/FNDE/CD/Nº. 08, de 30 de Abril de 2010.

2.3. A duração da bolsa é de seis meses, iniciando no ano de 2013.

2.4 – A bolsa poderá ser renovada em função do andamento do curso.

3. DO NÚMERO DE VAGAS E POLOS

3.1. O número total de vagas é de 04 (quatro).

3.2 Os Polos onde o Curso será ofertado são: Confins e João Monlevade.

3.3. O número de tutores poderá ser reduzido, caso não haja matrícula de, pelo menos, 40 (quarenta) alunosem cada Polo.

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

4.1. Para realização da inscrição, o candidato ao Processo Seletivo deverá observar os seguintes procedimentos:

4.1.1. Preencher, salvar e imprimir o Formulário Padrão de Inscrição disponível no site http://www.ufmg.br/ead no link “formulários”.

4.1.2. Anexar ao formulário de inscrição os seguintes documentos:

– Cópia do diploma de conclusão de curso superior;

– Curriculum Vitae atualizado e COMPROVADO e em especial contendo informações referentes a conhecimentos e/ou experiência com as temáticas envolvidas no Curso;

– Cópia de documento de identidade com foto;

– Cópia do CPF;

– documento datado e assinado declarando ter disponibilidade para viajar, quando necessário, em fins de semana, aos Polos de Educação a Distância onde a UFMG oferecerá o curso mencionado;

– Carta de Intenções (de UMA LAUDA apenas);

– Cópia de comprovante de vínculo com universidade e/ou poder público conforme item 1.5

4.1.4. Entregar ou enviar os documentos listados, via Sedex, no período de 27 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013 para a “Assessoria Pedagógica do Centro de Apoio à Educação a Distância – Edital 039-2012”: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Unidade Administrativa III, Andar Térreo, Sala 115, BH, MG, CEP 31270-901. Somente serão aceitos documentos postados dentro do prazo de inscrição e recebidos até o dia da avaliação.

4.2. São condições para a inscrição conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste documento.

4.3. Constatada a falta ou irregularidade de qualquer documento, o candidato será automaticamente excluído do Processo de Seleção.

5. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FUNÇÕES

5.1. Todos os candidatos selecionados terão, obrigatoriamente, que participar do Curso de Capacitação de Tutores a ser realizado pela UFMG.

5.2. O Tutor a distancia terá como atribuições gerais:

5.2.1. Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, o material didático das disciplinas e o sistema de tutoria da UFMG;

5.2.2. Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;

5.2.3. Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;

5.2.4. Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

5.2.5. Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;

5.2.6. Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;

5.2.7. Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;

5.2.8. Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;

5.2.9. Participar do processo de avaliação da disciplina, sob a orientação do professor responsável;

5.2.10. Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos.

5.2.11. Participar, obrigatoriamente, das reuniões da equipe de tutores e professores pesquisadores, convocadas pela coordenação do curso;

5.2.12. Subsidiar a avaliação do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem do curso, sugerindo eventuais mudanças.

6. DA AVALIAÇÃO

6.1. A avaliação será realizada no dia 24 de janeiro, das 08:00 às 11:30 horas, na sala 01 da pós, na FAE/UFMG (Campus Pampulha – Belo Horizonte).

A seleção constará de três etapas.

6.1.1. A primeira etapa será composta de prova escrita com questões abertas destinadas a avaliar a capacidade de leitura e interpretação de textos da área, bem como a capacidade de redação;

6.1.2. A segunda etapa será composta de prova prática e constará de questões de informática destinadas a avaliar a capacidade de uso de ferramentas básicas no curso e uso da Plataforma Moodle;

6.1.3. A terceira etapa será análise da Carta de Intenções e do Curriculum vitae.

6.2. Somente será admitido à sala de avaliação o candidato que estiver munido de:

6.2.1. Documento original de identidade com foto utilizado no ato da inscrição;

6.2.2. Cópia do Formulário de Inscrição;

6.2.3. Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto, borracha, régua e calculadora.

6.3. Não será permitida consulta bibliográfica.

6.4. O candidato deverá apresentar-se com meia hora de antecedência no local da prova.

7. DO RESULTADO FINAL

7.1 Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da nota final obtida.

7.2. Em caso de empate entre candidatos, tem preferência, sucessivamente, o candidato que tiver:

7.2.1. Mais experiência em educação a distância;

7.2.2. Maior idade.

8. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado nos sites: http://www.fae.ufmg.br/teia e http://www.ufmg.br/ead, a partir do dia 28 de janeiro de 2013.

9. DA COMISSÃO EXAMINADORA

A Comissão Examinadora será composta por 02 professores da UFMG, designados pela Coordenadora do Curso.

10. DO DIREITO A RECURSO

10.1. O recurso será julgado pela Banca Examinadora do Processo Seletivo.

10.2. O recurso deverá ser interposto no prazo de 03 (três) dias úteis a contar da data de divulgação do resultado no site.

10.3. O recurso deverá ser entregue ou encaminhado, via Sedex, ao CAED, Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha – Unidade Administrativa III – Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – CEP: 31.270-901.

10.4. O recurso deverá conter o nome do candidato e a justificativa do que motivou a insatisfação do reclamante e deverá ser postado até o terceiro dia útil da data de divulgação dos resultados.

10.5. O resultado do julgamento será disponibilizado nos sites www.ufmg.br/ead e www.fae.ufmg.br/teia, no prazo de até 05 (cinco) dias, a contar da data imediata da divulgação dos resultados.

11. EXCLUSÃO

Será excluído do processo seletivo ou de qualquer uma de suas etapas o candidato que:

11.1. Preencher com dados incorretos e inverídicos a ficha de inscrição.

11.2. Deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O prazo de validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

12.2. Inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes a sua inscrição.

12.3. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial durante o processo de seleção. O CAED/UFMG e não se responsabilizará por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

12.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo TEIA/FAE/UFMG no que diz respeito à realização da Seleção.

12.5. O CAED/UFMG e o TEIA/UFMG reservam-se o direito de cancelar, anular ou adiar o Concurso por motivo de força maior ou por baixo número de candidatos inscritos, a critério do próprio Centro, dando ampla divulgação de seus atos e de eventuais providências a serem tomadas pelos candidatos que já tenham efetivado sua inscrição.

12.6. Os documentos apresentados pelos candidatos não aprovados poderão ser retirados pelo próprio candidato ou por procurador, no TEIA, até 60 (sessenta) dias contados a partir do término do período de recurso. Decorrido o prazo, os documentos serão reciclados.

12.7. Incorporar-se-ão a este edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais Complementares que vierem a ser publicados pelo CAED/UFMG.

12.8. Informações adicionais poderão ser obtidas pelos endereços eletrônicos teiaeducacaointegraluab@gmail.com ou pedagogico@caed.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-7462 ou (31) 3409-3205.

 

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2012.

Prof. Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Diretor de Educação a Distância da UFMG

Profa. Lúcia Helena A. Leite
Coordenadora do TEIA/UFMG