Produções da equipe de pesquisas do TEIA-UFMG:

CARVALHO, Levindo Diniz. Educação (em tempo) integral na infância: Ser aluno e ser criança em um território de vulnerabilidade. Belo Horizonte: UFMG, 2013. 201 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. LINK.

CARVALHO. Paulo Felipe Lopes De. A Escola, o Bairro e a Cidade: processos de formação de territórios educativos na perspectiva da educação integral. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). LINK.

OLIVEIRA, Kassiane dos Santos. Programa Escola Integrada em Belo Horizonte: sentidos e significados atribuídos pelas famílias à ampliação do tempo na escola. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). LINK.

RAMALHO, Bárbara Bruna Moreira. Educação Integral e Jovens-Adolescentes: Tessituras e Alcances da Experiência. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). LINK.

MENDONÇA, Patrícia Moulin. Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias. São Paulo:USP, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). LINK.

VALADARES, Juarez Melgaço. A Escola Plural. São Paulo: USP, 2008. Tese (Doutorado em Educação). LINK.

 


Produções externas:

ALMEIDA, Erika Christina Gomes de. Política de tempo integral em Governador Valadares: o trabalho docente em foco. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2013. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.LINK.

ALMEIDA, João Carlos. Léon Dehon: Educação Integral, ideário pedagógico e missão institucional. São Paulo: USP, 2007. Tese (Doutorado em Educação). LINK.

ANTOLINO, Alik Santos. Escolas de tempo integral: oficinas de arte e seus professores. Campinas: UNICAMP, 2012. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.LINK.

AQUINO, Juliana Maria de. A ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Uma avaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do Estado de São Paulo. São Paulo: USP-ESALQ, 2011. Tese (Doutorado em Ciências). LINK.

ARAÚJO, Thais Rosalin de. Que tempo temos? Estudo sobre a organização do trabalho docente e o tempo escolar. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.LINK.

BARRA, Marlene Lira. Formação Continuada: “Vozes” de professoras do Programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. 164 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.LINK.

BRANCO, VerônicaO desafio da construção da educação integral: Formação continuada de professores alfabetizadores do município de Porecatu – Paraná. Curitiba: UFPR, 2009. 222 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.LINK.

CARVALHO, Andréa Pinheiro Tomaz de. Adolescência(s) – apropriação e usos de espaços/tempos escolares externos aos espaços/tempo de sala de aula: um estudo de caso em uma escola pública da rede municipal de Contagem-MG. Belo Horizonte: PUC-MG, 2008. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. LINK.

CHAGAS, Valéria Inácio. Eventos de letramento na Escola Integrada: uma perspectiva etnográfica. São João del-Rei: UFSJ, 2011. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2011. LINK.

COELHO, Jose Silvestre. O trabalho docente na escola integrada. Belo Horizonte: UFMG, 2011. 213 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011b. LINK.

CORREIA, Cristiane da Silva. O MST e seus discursos educacionais: em torno de uma concepção de educação integral. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. LINK.

COSTA, Regis Eduardo Coelho Arguelles da. Tempo de Escola e tempo de vida: Uma análise comparativa de duas escolas da rede municipal de Teresópolis/RJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. 146 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011b. LINK.

COSTA, Valdeney L. da. Mais Tempo na/de Escola: estudo sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no Município de Russas, Ceará. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011. 161 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011c. LINK.

CUSATI, Sandra Iracema. Educação em Tempo Integral: resultados e representações de professores de matemática e de alunos do terceiro ciclo da rede de ensino de Belo Horizonte. São Paulo: USP, 2013. Tese (doutorado em Educação). LINK.

FERREIRA, Cristiane Gomes. O Programa Mais Educação na perspectiva da gestão escolar: a dinâmica da tomada de decisão e a gestão participativa. Salvador: UNEB, 2012. 137 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2012a. LINK.

FERREIRA, Felipe da Silva. “Cultura Digital: Ampliando Janelas para Mais Educação?”. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. 110 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012b. LINK.

FIALHO, Gleicilene Nazare. Um estudo com alunos adolescentes do projeto escola de tempo integral (PROETI) em Betim: interpretando suas percepções sobre a escola e a família. Belo Horizonte: PUC-MG, 2012. 146 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. LINK.

FIGUEIREDO, Verônica Cristina de A. e Silva de Barros. O projeto escola de tempo integral: currículo e práticas. Análise de seus desafios e possibilidades. Belo Horizonte: PUC-MG, 2011. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. LINK.

GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: avanços e desafios. Curitiba: UFPR, 2009. 148 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. LINK.

GOMES, Estela Paula Campos Moreira. Programa Mais Educação: representações sociais de professores e monitores nas escolas do município de São Gonçalo. São Gonçalo: UERJ, 2011. 113 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011. LINK.

GONÇALVES, Rafael Marques. Práticas cotidianas na/da educação integral: alternativas e potencialidades emancipatórias. Juiz de Fora: UFJF, 2012. 152 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. LINK

HERMONT, Catherine Monique de Souza. Adolescentes em tempo integral: vivências – saberes – significados: a construção da identidade de adolescentes a partir de vivências em projetos de educação em tempo integral na Rede Municipal de Educação Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 151 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. LINK.

KAVAI, Sandra Helena Garcia Ramaldo. O Programa Mais Educação em Duque de Caxias/RJ: Analisando uma política de ampliação da jornada escolar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. 127 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. LINK.

MATOS, Sheila C. Monteiro. Programa Mais Educação/Mais Escola: avanços e desafios na prática educativa em Duque de Caxias. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011. 143 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. LINK.

MORAES, Fátima Cristina Gonçalves de. A organização do tempo em escolas de jornada integral: um estudo nos CIEPs da 8ª CRE – Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. LINK.

MOREIRA, Flávia R. Guimarães. Os significados atribuídos ao Projeto Escola Integrada, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, pela juventude do 3º ciclo do ensino fundamental. Belo Horizonte: UFMG, 2012. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. LINK.

NASCIMENTO, Diva Carneiro do. Entre o bairro e a escola: cotidiano de meninas negras numa cidade da Região Metropolitana do Recife. Campinas: UNICAMP, 2008. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. LINK.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. A Construção dos Tempos Escolares: possibilidades e alternativas plurais. Campinas: UNICAMP, 2006. Tese (doutorado em Educação). LINK.

PAIVA, Flávia Russo Silva. Educação em tempo integral: cursos e percursos dos projetos e ações do governo de Minas Gerais na rede pública do ensino fundamental, no período de 2005 a 2012. Viçosa: UFV, 2013. 193 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013. LINK.

PEREIRA, Suely de Oliveira. Do CIEP ao Ensino Superior: novas trajetórias escolares das camadas populares. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. 174 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. LINK.

PESTANA, Simone Freire Paes. Letramento e o Programa Mais Educação: concepção e prática(s) para uma educação integral? Rio de Janeiro: UNIRIO, 2013. XXX p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. LINK.

PINHEIRO, Fernanda P. da S. Zarour. Programa Mais Educação: uma concepção de educação integral. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. LINK.

PONCE, Carla Sprizão. Educação Integral na Escola Pública: uma reflexão fenomenológica sobre concepções e vivências no contexto do Programa Mais Educação. Cuiabá-MT: UFMT, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). LINK.

PORTILHO, Danielle Barbosa. Releitura da concepção de educação integral do CIEPS: para além das caricaturas ideológicas. Rio de janeiro: UNIRIO, 2006. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. LINK.

QUARESMA, Adilene Gonçalves. A formação integral do trabalhador no contexto da dualidade educação geral – educação profissional: a experiência do Programa Integrar para a educação básica. Belo Horizonte: UFMG, 2004b. 223 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004b.

LINK.

ROCHA, Deuscélia Alves Silva. Da casa para a escola: Como a luta pela moradia tornou possível uma escola de horário integral. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. 103 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. LINK.

ROSA, Alessandra Victor do Nascimento. Educação Integral e(m) tempo integral: espaços no programa Bairro-escola, Nova Iguaçu – RJ. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011. 173 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. LINK.

SABOYA, Marta G. Franco de. Programa Mais Educação – uma proposta de educação integral e suas orientações curriculares. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. 166 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. LINK.

SALDANHA, Vera Peceguini. Didática transpessoal: perspectivas inovadoras para uma educação integral. Campinas: UNICAMP, 2006. 298 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. LINK.

SANTOS, Felipe Rocha dos. Os clubes escolares do Rio de Janeiro: alternativa de ampliação da jornada escolar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.  193 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010a. LINK.

SANTOS, Maria Aparecida Rodrigues da Costa. A educação em tempo integral no município de Vitória: a experiência do Brincarte. Vitória: UFES, 2012. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. LINK.

SANTOS, Tatiane Rosa. Educação nos CIEPs: O caso do Ginásio Público 241 – Nação Mangueirense. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008. 87 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. LINK.

SANTOS, Thiago L. A. dos. Inovações e Desafios do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu/RJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. 172 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010b. LINK.

SILVA, Ana Maria Clementino Jesus e. Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o programa escola integrada e o projeto educação em tempo integral. . 188 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.LINK.

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. Escola de Tempo Integral e Comunidade: História do Programa de Animação Cultural nos CIEPs. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008. 141 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. LINK

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. Interesses, Dilemas e a Implementação do Programa Mais Educação no Município de Maricá (RJ). Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. 275 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013a. LINK.

SILVA, Edilene Maria Lopes. Implantação da educação em tempo integral no município de Juiz de Fora/MG: trajetória e perspectivas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009, 178 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009a. LINK.

SILVA, Luisa Figueiredo do Amaral e. Educação integral e Arte/Educação: concepções, desafios e possibilidades no Programa Mais Educação. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2013. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013b. LINK.

SILVA, Robledo Mendes da. A Influência de Élisée Réclus na Educação Operária no Brasil: das Ciências Naturais à Educação Integral. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. 162 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. LINK.

SILVA, Yrlla R. de Oliveira C. da. A construção dos CIEPS e da escolarização em tempo integral através da formação continuada em serviço: memórias de professores. Campinas: UNICAMP, 2009, 237 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009b. LINK.

SOUZA, Carla Cristina Silveira de. Os afetos na aprendizagem: por uma educação integral para todos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. 108 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. LINK.

SOUZA, Maximiliano de. Educação patrimonial e educação integral: experiência metodológica através da Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. LINK.

STOCK, Suzete de C. Volpato. Entre a paixão e a rejeição: a trajetória dos CIEPs no Estado de São Paulo – Americana. Campinas: UNICAMP, 2004. 224 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. LINK.

TEIXEIRA, Patrícia P. Bezerra. Colégio Naval – desafios e perspectivas diante da formação em tempo integral. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011. 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. LINK.

UNGLAUB, Eliel. Diligência de estudantes de graduação de tempo integral e tempo parcial. Campinas: UNICAMP, 2003. 405 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. LINK.



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