TEIA: Territórios, Educação Integral e Cidadania, criado em 2008, na Faculdade de Educação da UFMG, busca ser um núcleo de articulação entre várias ações de pesquisa, ensino e extensão no campo da educação integral e cidadania. Configura-se como um espaço de reflexão e intervenção voltado para a garantia da educação como um direito individual e coletivo, necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

A luta pelo direito à educação, hoje, passa não só pela garantia da permanência na escola, mas também pelo direito a uma educação integral, tanto na perspectiva quantitativa, educação em tempo integral para todos, como na perspectiva qualitativa, uma educação que contemple todas as dimensões da formação humana. A educação, nesta perspectiva, é parte fundante de um projeto político de sociedade que tem como propósito a garantia do direito de todo indivíduo a aprender e a desenvolver-se como cidadão ativo. Dessa forma, a educação não pode estar apenas fechada nos muros da escola, sendo necessária uma articulação com outros espaços de formação – família, bairro, organizações sociais – criando, assim, redes de aprendizagem e territórios educativos. Hoje, há no Brasil inúmeras experiências educativas que vão nesta direção, buscando o diálogo entre uma escola que se pretende cidadã e uma cidade que busca ser educadora. O projeto TEIA surge com esta concepção, configurando-se como um espaço de reflexão e intervenção voltado para as questões da educação como um direito individual e coletivo, garantia necessária para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

O TEIA é aberto à participação de professoras e professores da UFMG e de outras instituições da educação superior e também da educação básica, alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos em Educação, pesquisadores em geral, gestores educacionais. Essa composição variada deriva da possibilidade de vinculação a diferentes tipos de atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo, nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Como núcleo de pesquisa, o TEIA possui cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

Entre as ações do grupo, destacam-se: a participação em projeto interinstitucional de pesquisa sobre educação integral / integrada e(m) tempo integral no Brasil (UFMG, UNIRIO, UFPR, UnB); a orientação de projetos de pesquisa seja no âmbito da graduação (trabalhos de conclusão de curso) ou da pós-graduação (dissertações de mestrado e teses de doutorado); a realização de eventos voltados para a discussão da temática do grupo, tais como Seminários e Círculos de Cultura; a organização de processos de formação, incluindo cursos de especialização, no campo da educação integral; a divulgação de conhecimentos por meio da apresentação de trabalhos em eventos educacionais e científicos.

O projeto tem por objetivos centrais: a criação um espaço de diálogo, reflexão e articulação entre sujeitos e coletivos que têm compromisso com uma educação cidadã, direito de todos, a partir de ações de pesquisa, ensino e extensão, de forma integrada; produzir, divulgar e discutir conhecimentos sobre educação integral / projetos de educação em tempo integral, contribuindo para a valorização e problematização desse objeto de estudos no campo educacional e gerando subsídios para a avaliação e a implementação de políticas públicas no Brasil; promover a interlocução com as demais unidades da UFMG e com outras instituições e organizações, no sentido de se construir uma rede de troca sobre os temas em questão.