Curso de Extensão Teias de Cidadania

Fórum de Educação Integral

Nos dias 11 e 12 de novembro acontecerá, na Faculdade de Educação da UFMG, o Fórum de Educação Integral, como parte do curso de Extensão Teias de Cidadania. A programação inclui apresentações culturais e Rodas de Conversa onde crianças, adolescentes e educadores vem nos mostrar e contar sobre suas experiências com Educação Integral. Para assistir/participar do Fórum não é preciso fazer inscrição.

Confira a programação e participe!

Ocupar a cidade - Educação em movimento Sobre o curso

O eixo do curso, em 2013, é a cidade em suas múltiplas dimensões educativas, pois entendemos que não há como pensar uma educação integral desvinculada da participação social, alheia às questões vividas na cidade, no bairro, nos vários territórios que compõem o entorno da escola. A cidade entendida como experiência educativa traz novas dimensões para a formação dos sujeitos. O território torna-se território educativo. Mas o que significa isso? Que mudanças surgem com a compreensão de que a cidade é território educativo?

Carga horária

Voltar ao topo

O curso tem carga horária de 68h, organizado a partir de três ações:

  • Percursos Formativos

    Com carga horária total de 24 horas, organizados a partir 04 encontros, voltados para uma temática e sua relação com a cidade, tendo, como metodologia, a vivência e a participação ativa dos participantes no percurso.



  • Seminário Internacional

    Com carga horária de 28 horas, tem o objetivo de discutir questões atuais envolvidas nas experiências de Educação Integral, tendo como interlocutores educadores brasileiros e internacionais.

    • Data: 24 a 27 de setembro de 2013
    • Local: FaE/UFMG;

  • Fórum de Educação Integral

    Com carga horária de 16 horas, a troca de experiências entre os atores das várias cidades participantes do Mais Educação e do Escola Aberta, tendo como eixo a formação integral, a participação na cidade e a intersetorialidade.

    • Data: 11 e 12 de novembro de 2013
    • Local:FaE/UFMG;

Você poderá participar de quantas atividades puder e desejar, recebendo um certificado com a carga horária de sua participação. A avaliação será feita ao longo do processo, tanto em relação às aprendizagens construídas como em relação à organização e metodologia proposta no curso.

Fórum de Educação Integral 11 e 12 de novembro de 2013

Voltar ao topo

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues - FaE/UFMG

09h às 12h

» Apresentação cultural

» Roda de conversa com crianças e adolescentes das escolas:

  • Escola Municipal Alditório Amaral - São Joaquim de Bicas - MG
  • Escola Municipal Alípio Maciel de Oliveira - Sete Lagoas - MG
  • Centro Pedagógico da UFMG

13h30 às 17h

» Apresentação cultural

» Roda de conversa com educadores e estudantes das instituições:

  • Escola Municipal Vila Fazendinha e ONG Corpo Cidadão - BH
  • Escola Municipal Israel Pinheiro - BH

LOCAL Auditório Luiz Pompeu - FaE/UFMG

9h às 12h

» Apresentação cultural

» Roda de conversa com educadores, gestores e participantes das escolas:

  • Escola Municipal Martiniano Fernandes Lôbo - Capim Branco - MG
  • Escola Municipal Alditório Amaral - São Joaquim de Bicas - MG
  • Escola Municipal Paulo Mendes Campos - BH

13h30 às 17h

» Apresentação cultural

» Debate "Como crianças e adolescentes ocupam a cidade?":

  • Samy Lansky - Urbanista
  • Maria Luiza Viana - Arte-educadora
  • Estudantes de escolas de Educação Integral de Belo Horizonte

Seminário Internacional 24 a 27 de setembro de 2013

Voltar ao topo

Em 2013, trazemos como eixo das discussões o tema da cidade entendida como experiência educativa, pois não há como pensar uma educação integral desvinculada da participação social, alheia às questões vividas na cidade, no bairro, nos vários territórios que compõem o entorno da escola. Durante o Seminário, procuraremos, por meio de debates, relatos e vivências, estabelecer reflexões acerca das múltiplas dimensões educativas da cidade, das possíveis mudanças que surgem com a compreensão de que a cidade é território educativo.

Confira a programação!

Abertura

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues - FaE/UFMG

HORÁRIO 19h30

Mesa de Abertura

  • Jaqueline Moll (Diretoria de Currículos e Educação Integral/SEB/MEC)
  • Lucinha Alvarez (TEIA/FaE/UFMG - BH)

Mesas de diálogo

Convidados nacionais e internacionais – educadores, estudantes, urbanistas, arquitetos, artistas - dialogam com o público sobre a cidade e suas múltiplas possibilidades educativas.

MANHÃ

HORÁRIO 9h às 12h

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues- FaE/UFMG

MESA 1: Cidade e Infância

  • César Muñoz Jiménez (Pedagogia de la Vida Cotidiana – Barcelona/Espanha)
  • Maria Eugênia Milet (Ser-tão Brasil – Salvador/BA)
  • Samy Lansky (FUMEC – BH)
  • Levindo Diniz (UFSJ e TEIA/FaE/UFMG – BH)

MESA 2: Educação Integral, Formação e Territórios Educativos

  • Francisco Martins (Observatório da Juventude/UFMG - BH)
  • Clarice Traversini (UFRGS – Porto Alegre)
  • Juarez Melgaço (TEIA/FaE/UFMG – BH)
  • Paulo Nogueira (TEIA/FaE/UFMG – BH)

TARDE

HORÁRIO 14h às 17h

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues- FaE/UFMG

MESA 3: Escolas, Territórios, Cidades Sustentáveis

  • Beatriz Goulart – (Cenários Pedagógicos - SP)
  • Roberto Andrés (EA/UFMG e Revista Piseagrama - BH)
  • Ramón Moncada Cardona (Conciudadanía - Medellín/Colômbia)

MESA 4: Cidade, Juventude e Participação

  • André Veloso (Ativista Político e mestrando no IGC/UFMG - BH)
  • Simón Iribarren (Confederación de Estudiantes de Chile – La Serena/Chile)
  • Leo Vinicius Maia Liberato (Fundacentro - BH)
  • Igor Oliveira (TEIA e Observatório da Juventude/FaE/UFMG - BH)

Tendas de Educação Integral

Representantes de diversos projetos e programas apresentam suas experiências de educação integral, tendo como eixo a relação com a cidade e o território, que passam a ser percebidos como territórios educativos.

LOCAL Área externa da FaE/UFMG

HORÁRIO 9h às 12h e 14h às 17h

TENDA 1: EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO

  • Cidade Escola Aprendiz (SP)
  • Nesta Rua Tem Um Rio/Undió (BH)

TENDA 2: EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO

  • Ser-tão Brasil (BA)
  • Território Criativo da Maré (RJ)<

TENDA 3: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA

TENDA 4: EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIA

  • Território do Brincar (SP)
  • Culturas e Territórios: educação em movimento (MG)

TENDA 5: EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

  • Maria da Glória Gildice / Coronel Fabriciano (MG)
  • Projeto Burareiro (RO)
  • Projeto Gente e a Escola, da Escola Municipal André Urani (RJ)

HORÁRIO 9h às 12h

MESA 5: Cidade, Juventude e Participação

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues - FaE/UFMG

  • Simón Iribarren (Confederación de Estudiantes de Chile – La Serena/Chile)
  • Kdu dos Anjos (Duelo de MC's e Sarau Vira Lata - BH)
  • Janaína Macruz (Ativista Cultural - BH)
  • Igor Oliveira (TEIA e Observatório da Juventude/FaE/UFMG - BH)

MESA 6: Cidades Criativas

LOCAL Auditório Luiz Pompeu - FaE/UFMG

  • Vera Pallamin (FAU/USP - SP)
  • Brígida Campbell (EBA/UFMG e Grupo Poro - BH)
  • Gil Amâncio (NEGA – Núcleo Experimental de Arte Negra e Tecnologia - BH)
  • Beatriz Goulart (Cenários Pedagógicos - SP)

Sessão de Pôsteres

Escolas, estudantes, professores e educadores apresentam sua experiência de trabalho, pesquisa ou formação relacionados ao tema da educação integral e territórios educativos.

HORÁRIO 13h às 15h

LOCAL Saguão da FaE/UFMG

Importante: para participar, confira as instruções abaixo. Os trabalhos selecionados irão se apresentar no seminário, e os autores receberão certificação.

Mesa de Encerramento

HORÁRIO 15h30 às 17h

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues

Ocupar a Cidade: educação integral em movimento

  • César Muñoz Jiménez (Pedagogia de La Vida Cotidiana – Barcelona/Espanha)
  • Ramón Moncada Cardona (Conciudadanía - Medellín/Colômbia)

Agito Final

HORÁRIO 17h às 18h

LOCAL Auditório Neidson Rodrigues

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PÔSTER

Os trabalhos inscritos devem ter as seguintes características:

  • Tema: Educação Integral e Território;
  • A autoria pode ser individual, de um grupo, de uma entidade ou uma escola;
  • Deverá ser apresentado sob a forma de banner, com a dimensão mínima de 1m (altura) X 0,80 (largura);
  • A confecção e impressão será de responsabilidade do(s) proponente(s), assim como o transporte do mesmo. O pôster poderá ser confeccionado em qualquer tipo de material.

Os trabalhos selecionados serão expostos durante o Seminário, e o(s) autor(es) deverão estar presentes durante a Sessão de Pôsteres, no dia 27/09, no horário de 13h às 15h.

A inscrição de pôster não tem custo.

Os autores dos pôsteres selecionados e apresentados no seminário receberão certificação.

Para inscrever um pôster, o participante deverá se inscrever no seminário .e marcar a opção para inscrição de pôster, que está no final do formulário.

Data limite para inscrição de pôster: 09/09

Data limite para divulgação dos pôsteres selecionados: 16/09

Os pôsteres selecionados deverão ser entregues na sala 1108 da Faculdade de Educação/UFMG, até às 9h do dia 27/09.

Download do cartaz do Seminário e do folder com a programação completa em PDF:

Cartaz

Programação completa (Folder)

Relação de trabalhos selecionados para serem apresentados no IV Seminário Internacional Teias de Cidadania

Observação: os pôsteres deverão ser instalados pelos próprios autores no local da exposição - Saguão do Auditório Luiz Pompeu - na manhã do dia 27/09. Pelo menos um dos autores deverá estar presente no dia 27/09, no horário de 13h30 às 15h30, a fim de apresentar o trabalho para os participantes do seminário e para a comissão avaliadora.

Título Autor(es)
Corpo e Movimento - Futebol, Sociedade e Cultura Silvio Ricardo da Silva - UFMG
Plínio de Almeida Júnior - UFMG
O desafio do novo Arte/Educador no contexto de educação integral Cláudia Regina dos Anjos
Henrique Augusto Nunes Teixeira
Educação Integral na região das Vertentes: formação e acompanhamento do processo de implantação do Programa Mais Educação. Bruna Nogueira de Frias – Graduanda em Pedagogia UFSJ
Luciane Adriana Alves Santos – Professora da Educação Básica – São João Del Rei
Saraa César Mol - Mestranda em Educação – UFSJ
Professora Larissa Medeiros
Professor Levindo Diniz Carvalho
Educação e promoção da cultura de sustentabilidade – levantamento de valores entre jovens – etapa inicial Najla MOUCHREK (Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais)
Lia KRUCKEN, Drª (Professora no Programa de Pós-Graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais)
O presente artigo faz parte de pesquisa de mestrado em andamento.
A evasão escolar na perspectiva de um grupo de jovens da periferia de Contagem/MG Aniele Fernandes de Sousa
Fábio Luiz da Silva Leão
A dinâmica das cores sob a roda da capoeira angola Diogo Moreira Netto
Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira - CECAB
Associação Casa do Estudante de Minas Gerais
Os Territórios e as fronteiras da cidade que educa Giovana Aparecida Velame
Nadia Peres de Oliveira Pereira
Saberes locais x saberes escolares: qual a tradução possível desse encontro? Fernanda Silva de Oliveira
Educação Popular e Participação Social como Práticas Promotoras da Saúde utilizadas por Estudantes de Enfermagem nos Espaços Públicos Comunitários Maria Ivanilde de Andrade - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte
Rosimeire Fernandes de Oliveira - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte
Aline Patrícia Rodrigues da Silva - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte
Educação Integral, Territórios e Redes de Aprendizagem: articulando ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do núcleo TEIA Bárbara Bruna Ramalho
Camila Carvalho dos Santos
Fernanda Silva de Oliveira
Letícia de Cássia Magalhães Avelar
Luciana Santos Lima Gomes
Paulo Felipe Lopes de Carvalho
Rafaela Campos Duarte
ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRAL/UFMG NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, EXTENSIONISTAS DO PROGRAMA Neli Aparecida de Carvalho
Nathalia Bruna Reis Viana
Thiago Maia Portilho
Metodologias de orientação nas áreas do Programa Escola Integrada - PEI/UFMG Carla Valéria Vieira Linhares Maia
Saulo Pfeffer Geber
Lorena Luiza Costa de Paula Alves
Marina Gonçalves Ribeiro
Luciana Cezário Milagres de Melo
Josy Anne Rodrigues da Silva.
Programa Mais Educação: impactos na educação integral e integrada: parte quantitativa Bárbara Bruna Ramalho
Camila Carvalho dos Santos
Fernanda Silva de Oliveira
Letícia de Cássia Magalhães Avelar
Luciana Santos Lima Gomes
Paulo Felipe Lopes de Carvalho
Rafaela Campos Duarte
Luciana Santos Lima Gomes
Estado da arte -Desenvolvimento econômico e Sociocultural Núbia Estevam De Assis (Bolsista)
Amelia Carla Sobrinho Bifano (Orientadora)
Estado da Arte - Mais educação e Educação em tempo integral Elimara de Oliveira Costa (Bolsista)
Amélia Carla Sobrinho Bifano (Orientadora)
Programa Educação Viária é Vital - ações para uma formação cidadã Giselle de Oliveira Neves / Secretaria de Estado de Educação de MG
O Programa Escola Integrada por quem o vive. Marina Ferreira Tavares
Jussara Duarte Vital
Gisele Gonçalves Dias Pinto
O Programa Escola Integrada por quem o vive. Marina Ferreira Tavares
Jussara Duarte Vital
Gisele Gonçalves Dias Pinto
“Teatro do oprimido e violência escolar: ações de enfrentamento em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte”. Igor Ramon Lopes Monteiro
Cinthia Mazzone Moreira
Douglas Tomácio Lopes Monteiro
Assim caminha a humanidade Dayana Jennifer Machado Rios
A presença da Educação Física na escola de tempo integral do Centro Pedagógico da UFMG Amanda Fonseca Soares Freitas
Fabrine Leonard Silva
(Professores do Núcleo de Educação Física do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG)
A oficina de jornal na Escola Integrada Ana Alice Câmara
Camila Fernanda de Azevedo
Caroline Peixoto e Silva
Nayara Domingues Cardoso
Sophia Nascimento Ornellas
Thaís Soares Souza Pimenta Almeida
Janaína Camargos
Isabel Helena Andrade Petruceli
Marcella Figueiredo Gagliardi Lamari
Apropriação Lúdica de Espaços Públicos Diego Ferreira Augusto Alemão
Gilberto de Souza Soares
MINHA CIDADE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL LILIANE MARTINS COSTA E SILVA
Estratégias de Aprendizagem: Experiência com alunos do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em tempo integral do Ifes- Campus Venda Nova do Imigrante. Jonadable Alves Palmeira
Juliana Peterle Ronchi
Sirlei Ferreira da Silva Goularte
Suzana Grimaldi Machado
Escolas, currículos e territórios educativos: experiências estético-políticas e estratégicas de convívio social Ricardo Figueiredo
Curta Na Cidade! CinEA _
Camila Morais
Bernardo Carvalho
Luiz Gustavo Pataro
Tiago Cícero
Thiago Flores
EDUCAÇÃO INTEGRAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INCLUSÃO: A Deficiência Visual no Território do Ensino de Arte. Taíla Barbosa Gomes Santos
Com Tijolos se constrói: interdisciplinaridade no ensino médio com alunos-trabalhadores de olarias Márcio Antônio da Silva (Universidade Federal de Ouro Preto)
Mais Educação em Juiz de Fora: Uma experiência de formação Fabíola Mendes de Oliveira
Rafael Marques Gonçalves
Secretaria de Educação de Juiz de Fora
O PAPEL DO PROFESSOR COMUNITÁRIO EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Flávio da Silva Paiva
Janaína de Oliveira Albertino
Nayara Cristine Veiga Machado
Sociedade civil e a melhoria da Educação: boas práticas na articulação entre a Fundação Tide Setubal e as escolas de São Miguel Paulista na zona leste de São Paulo Fundação Tide Setubal
http://www.ftas.org.br/
GETECO: O Trabalho Voluntário Como Ferramenta Para Integralização da Educação Alcione Teixeira
Carolina Neris Barbos
Marianne Regina Mozer de Andrade
Pedro Henrique da Silva
Escola Estadual Geraldo Teixeira Costa
Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono
Educação e(m) Tempo Integral em Belo Horizonte Iracema Campos Cusati
Fazeressaberes com o cotidiano da educação integral Rafael Marques Gonçalves
CIENTISTAS EM QUADRINHOS ADRIANA MOURA -ESCOLA MUNICIPAL ISRAEL PINHEIRO
A Educação Integral na Rede Municipal de Novo Hamburgo: uma experiência de formação para além do Programa Mais Educação. Fabiana Gazzotti Mayboroda - UFRGS/ Universidade Feevale
A TRAJETÓRIA DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS: REFLEXÕES ACERCA DAS PRINCIPAIS PERMANÊNCIAS E MODIFICAÇÕES FLÁVIA RUSSO SILVA PAIVA
Programa Escola-Comunidade Angelita Márcia Lusana Michelon
Escola integrada Rosangela
Grupo Cientistas da Matemática Grupo de alunos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Renato Jardim da Costa / Escola Municipal Gracy Vianna Lage
O psicólogo(a) frente as demandas da escola de tempo integral Sérgio Domingues
Bárbara Gecy Pereira Loschi
Educação Integral entre as práticas de educação no campo social e no espaço escolar. Dinora Tereza Zucchetti - Universidade Feevale.
(RE) PENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Camila Altmayer - Universidade Feevale/CAPES
A construção da identidade negra entre os jovens do bairro Palmital Moisés Ferreira Geraldo
Mestrando em Educação/FaE/UFMG
Membro Observatório da Juventude/ UFMG
Práticas educativas de Arquitetura Maria Cecília Alves - estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFMG

Pampulha Flat

Alameda das Latânias, 1207

Bairro São José

Tel.: (31)3491-8080

A reserva pode ser feita via e-mail, aos cuidados de Cláudio ou Bruce: reservas@pampulhaflat.com

Valores especiais para o Seminário Teias de Cidadania:

unitário: R$238,00; casal ou duplo: R$264,00 ; triplo: R$339,00 (Ao fazer sua reserva diga que é do Seminário Teias de Cidadania - Fernanda Macruz)

Sossego da Pampulha

Av. Cel. José Dias Bicalho, 1258

Bairro Sao Luiz

Tel.:(31)3427-0990 e (31)3491-8020

reservas@sossegodapampulha.com.br

Valores: Valores : unitário R$180,00; casal ou duplo R$210,00 ; triplo R$255,00 .

Obs.: Descontos de 5% para pagamento em dinheiro e de 10% para reservas de 5 pessoas ou mais.

Percursos Formativos De maio a setembro de 2013

Voltar ao topo

Veja abaixo as informações sobre os percursos e clique no botão de inscrição referente à formação de sua escolha.

O percurso propõe analisar coletivamente como o esporte, mais especificamente o futebol, se faz presente na vida da cidade e de que forma esse esporte pode ser uma possibilidade de intervenção criativa, que amplia o universo cultural dos cidadãos. Visitaremos exposição sobre futebol no Museu Abílio Barreto e o museu de futebol do Mineirão. Pede-se que os participantes estejam com roupas leves e confortáveis no primeiro e no terceiro dia para participarem das vivências.

LOCAL FAE/UFMG, Mineirão e Museu Abílio Barreto.

DATAS Aos sabados de 8:30 as 13h nos dias dias 29/06, 10/08 24/08, 14/09.

Inscreva-se para este percurso

Sobre a educadora:

Silvio Ricardo da Silva é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT)

A oficina de vídeo convida aos participantes desenvolverem sua percepção audiovisual da cidade através da criação de paisagens sonoras para imagens panorâmicas. O registro dos panoramas se dará em uma travessia guiada no alto do parque da Serra do Curral e o registro sonoro será captado nos lugares apontados nas imagens panorâmicas produzidas pelos participantes. As audiovisualidades da cidade, resultantes destas experiências, transformadas em instalações ao final do processo, atravessarão a paisagem visual rumo à imersão sonora.

LOCAL OI KABUM e Parque da Serra do Curral.

DATAS Aos sábados de 8 as 13h nos dias 15/06, 06/07, 10/08 e 14/09

Inscreva-se para este percurso

Sobre o educador

Leo Souza trabalha com direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro. Atualmente é mestrando em Arte & Tecnologia da Imagem. Integrante da Associação Imagem Comunitária desde 2007, é professor de audiovisual na escola técnica de Arte e Tecnologia de Belo Horizonte ( Oi KABUM! ).

Vários fenômenos astronômicos ocorrem diariamente sobre nossas cabeças, e com um pouco de conhecimento e prática é possível observá-los facilmente. O percurso abordará diversos temas da Astronomia de forma vivencial. Serão visitados alguns espaços públicos privilegiados para a contemplação dos fenômenos celestes para compreender como esta ciência está presente em nosso cotidiano.

LOCAL Fae/UFMG, Serra do Rola Moça, Espaço TIM UFMG e Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais.

DATAS As sextas a partir das 16 as 20h nos dias 24/05, 07/06, 16/08 e 13/09.

Inscreva-se para este percurso

Sobre o educador

Leonardo Marques Soares é Físico com Mestrado em Educação pela UFMG. Atualmente coordena atividades de Educação em Astronomia no Espaço do Conhecimento UFMG e no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Através da fotografia, nesse percurso, o participante será convidado a misturar seu olhar individual com as possibilidades apresentadas pelo outro e pelo ambiente que o cerca, absorvendo a cidade e seus territórios, significados e questões socio-culturais em um trabalho manual e experimental coletivo, utilizando a técnica de fotocolagem. Recomenda-se que os participantes levem alguma máquina fotográfica digital.

LOCAL FAE/UFMG e percursos a pé pelo centro de Belo Horizonte.

DATAS Aos sábados de 8:30 as 13h nos dias 25/05, 08/06, 24/08 e 31/08.

Inscreva-se para este percurso

Sobre a educadora

Marilene Ribeiro é fotógrafa com passagem pela Escola de Belas Artes da UFMG e pela Central Saint Martins College of Arts and Design (Reino Unido), seus trabalhos focam questões socio-culturais e ambientais.

Muitas das Políticas de Educação Integral vem incluindo em suas propostas educativas a inserção de novos profissionais. São estes: oficineiros, monitores, agentes culturais, animadores sociais, etc. Neste sentido, propomos como tema de percurso formativo do TEIA uma oficina que tem como objetivo refletir sobre diferentes aspectos relacionados ao surgimento destes atores. Através de práticas vivenciais iremos problematizar e compreender como se articulam estes novos profissionais na educação Integral.

LOCAL FAE/UFMG e espaços públicos de BH.

DATAS Aos sábados de 8:30 as 13h nos dias 08/06, 15/06, 06/07 e 13/07.

Inscreva-se para este percurso

Sobre os educadores

Saulo Geber é psicólogo, doutorando em educação e formador do Observatório da Juventude da UFMG.

Flávio Paiva (Russo) é rapper, educador social, estudante de pedagogia e formador do Observatório da Juventude da UFMG.

A oficina consiste na criação coletiva de jornais comunitários. Durante a oficina os participantes irão analisar produções de iniciativas comunitária, conhecerão as etapas necessárias para construção do jornal e farão exercícios de observação da cidade para elaborar formas criativas, éticas e estéticas de noticiar o cotidiano. Os interessados em participar deverão gostar de produção coletiva, colagem, ilustração, fotografia, leitura e escrita de texto.

LOCAL FAE/UFMG, OI Kabum! e AIC.

DATAS Aos sábados de 8:30 as 13h nos dias 08/06 - 06/07- 10/08 - 14/09

Inscreva-se para este percurso

Sobre o educador

Warley Fabiano Santos é mestrando em educação pela FAE/UFMG, especialista em Mediação em Arte, Cultura e Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente, é agente cultural do coletivo In Graffiti e professor da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia.

A compreensão da cidade como currículo é uma nova competência profissional que requisita o educador desenvolver investigações cartográficas elaborando mapas que explicitam os potenciais dos lugares, dos territórios educativos. Entender o território, ou melhor, usá-lo como parte importante da vivência educativa, é fundamental para o educador do século XXI. Neste percursos serão abordamos temas relativos a ocupação do território educativo como elemento articulador de ações em rede.

LOCAL Fae/UFMG e espaços públicos.

DATAS Aos sábados de 8:30 as 13h nos dias 15/06 - 06/07 - 03/08 - 14/09

Inscreva-se para este percurso

Sobre a educadora

Lucia Helena Nilson é psicóloga, psicodramatista e educadora. Compõe com mais duas especialistas a SMS Consultoria Socio Educacional. Realizou vários projetos em Belo Horizonte vinculados à Escola Integrada: Gestores de Aprendizagem Socioeducativa, Monitoramento da Escola Integrada, Comunidade Integrada.

Neste percurso é proposto que (re)conheçamos alguns espaços culturais de BH através de vivências pensando a relação entre estes espaços e o lugar que ocupam na cidade. Serão discutidos aspectos físicos destes locais, suas programações e a maneira como se relacionam com seus visitantes para então propor novos modelos possíveis de habitação destes territórios em sua dimensão educativa.

LOCAL Centro Cultural da UFMG, Inhotim e espaços públicos da cidade.

DATAS Aos sábados de 14 as 18h nos dias 25/05, 08/06, 06/07, 13/07 e 03/08. Excepcionalmente o 2º encontro será a partir das 10h para possibilitar a visita ao Inhotim.

Inscreva-se para este percurso

Sobre a educadora

Morgana Rissinger é cineasta, formada em comunicação social e pós-graduada em arte contemporânea. É coordenadora de Programação Cultural do Instituto Inhotim e sócia da DESVIO, loja e galeria de arte localizada na Savassi – BH.

Este percurso propõe reflexão e prática em artes visuais, com o foco no espaço público. Trata-se de uma uma ação artística interventiva em um espaço: praça ou bairro de Belo Horizonte e a reflexão em artes visuais a partir do contato com obras de artistas contemporâneos, cujo foco é a cidade. Para estas intervenções sugere-se que o participante tenha a mão algum instrumento de medição de tempo e/ou espaço (como cronômetro e fita métrica) e leve para os encontros algum objeto pessoal. Opcionalmente recomenda-se que o participante tenha uma câmera fotográfica digital.

LOCAL são propostos 4 encontros, 2 em salas de aula da FAE/UFMG e 2 em uma praça ou bairro de Belo Horizonte.

DATAS aos sábados de 8:30 às 13:00 hrs nos dias 18/05, 15/06, 17/08, 21/09

Inscreva-se para este percurso

Sobre a educadora

Sylvia Amélia é artista visual e professora de artes, tem mestrado em Artes pela UFMG. Desde 2002 realiza exposições e intervenções artísticas em espaços públicos. integrante da equipe do Observatório da Juventude da UFMG.

“Brincar é a Respiração da Alma”. Tirar o corpo da inércia para apreender, brincando, os princípios e sentidos mais profundos da Cultura da Infância. Um rio de palavras deságua num mar de brinquedos. No rio, encontramos os brinquedos invisíveis: as histórias, as canções, os poemas, as línguas secretas ... No mar, encontramos os brinquedos visíveis, todos eles milenares e planetários: escada de maracá, jabolô, teatro de sombras e de fantoches... Pensar a importância da “Cultura da Criança” para a plenitude do desenvolvimento humano e isso nos aponta possibilidades para projetarmos o Mundo: nossas cidades, escolas, nossas práticas pedagógicas...

LOCAL FAE /UFMG e espaços públicos

DATAS Aos sábados de 8:30 às 13 h nos dias 08/06, 06/07 , 10/08 e 14/09.

Inscreva-se para este percurso

Sobre os educadores

Roque Antonio Soares Junior (roquinho) é brincante, pesquisador da Cultura da Criança há 20 anos e Membro da “Casa das Cinco Pedrinhas”, empenhado nas questões ligadas à Cultura da Criança e à Cultura Brasileira.

Chico dos Bonecos é brincante, poeta, contista, educador de arte e há mais de vinte anos trabalha com a cultura popular e a arte. É formado em Letras pela UFMG.

Endereços importantes

Voltar ao topo

FAE UFMG
Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3409.5346

AIC – ASSOCIAÇÃO IMAGEM COMUNITÁRIA
R. Aquiles Lobo, 309, Floresta
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3224-3463

OI KABUM!
Rua Santo Agostinho, 1441, Horto
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3489-2600

CENTRO CULTURAL UFMG
Av. Santos Dumont, 174 , Centro
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3409-8290

PARQUE SERRA DO CURRAL
Belo Horizonte • MG
Informações/Como chegar

PARQUE ESTADUAL SERRA DO ROLA MOÇA
Brumadinho • MG
Informações/Como chegar

ESPAÇO TIM UFMG DO CONHECIMENTO
Alameda da Educação, s/nº, Praça da Liberdade
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3409-8350
Informações/Como chegar

CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS (CEAMIG)
Rua Bernardo Guimarães, 2.700/11º andar, Sto. Agostinho
Belo Horizonte • MG

MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO
Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3277-8573

ESTÁDIO MINEIRÃO
Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Pampulha
Belo Horizonte • MG •
Tel (31) 3499-4300

PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061, Pampulha
Belo Horizonte • MG
Tel (31) 3277-7439
Informações/Como chegar

INFORMAÇÕES - TEIA
Tel (31) 3409-3798
teiasdecidadania.ufmg@gmail.com